ATENDIMENTO (088) 3613 4002 / (088) 3677 1109 Sobral - Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017    
Clique aqui para alterar seu Cadastro
Pontos Turísticos
Arco Nossa Senhora de Fátima
Situado no Boulevard Pedro II, hoje Av. Dr. Guarany, o Arco de Nossa Senhora de Fátima (ou Arco do Triunfo, como é conhecido) é um dos monumentos que mais caracterizam a cidade. Foi construído por iniciativa de Dom José, 1953, como marco da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral. O Arco foi projetado por Falb Rangel e executado por Francisco Frutuoso do Vale.
Igreja da Sé
A primeira edificação para a Matriz de Nossa Senhora da Conceição começou a ser construída nos meados de 1700, tendo por responsável o Padre Antônio de Carvalho e Albuquerque, foi demolida pelo Padre João Ribeiro Pessoa devido as péssimas condições, em 1777. Mais tarde, quando Sobral já se eleva a Vila, a construção de uma nova igreja, sendo lançada a pedra fundamental da atual matriz a 02 de novembro de 1778.
Museu Dom José
Fundado por Dom José Tupinambá da Frota, entre 1928 e 1959, objetivava mostrar a história da luz em Sobral, o Museu Dom José é composto de 32 setores específicos, entre salas, recepção, diretoria, corredores e pátios, destacando-se duas seções: a de arte sacra com imagens dos séculos XVII, XVIII e XIX de barro cozido, marfim, madeira, pedra sabão; e a cerâmica, a mais copiosa, com louça inglesa, chinesa, francesa, holandesa, austríaca e brasileira, constando um total de 23.527 peças, destacando-se notadamente, as pratarias, vasos em porcelena, lustres de cristais exuberantes e objetos da Arte Sacra.
Casa da Cultura
Em 1858, o Vigário Colado Pe. Francisco Jorge de Souza construiu este sobrado, situado a entrada da Rua da Vitória, depois chamada de Senador Paula, e hoje, Av. D. José. Em 1989, quando o sobrado era conhecido por Solar dos Figueiredos, foi comprado por um comerciante que iniciou a sua demolição, interrompida por uma ação popular ajuizada na Comarca de Sobral por um grupo de 20 sobralenses.
Theatro São João
Em maio de 1875, a União Sobralense solicitou à Câmara Municipal de Sobral licença para a construção do Teatro São João, com planta de João José da Veiga Braga, seguindo o estilo do teatro tradicional com dois níveis superiores de camarotes, piso em madeira e cadeiras revestidas em couro, matéria-prima característica da região.
O Teatro São João teve sua pedra fundamental lançada no dia 3 de novembro de 1875, com um discurso do Dr. Domingos Olímpio Braga Cavalcante, orador oficial do evento, então Procurador da Câmara Municipal de Vereadores de Sobral.
Igreja São Francisco de Assis
A primeira capela foi construída, por iniciativa de particulares, entre 1870 e 1899, em estilo neoclássico, sem torres. Em 1945 foi demolida para ser erguido o templo atual, por iniciativa do Padre José Geraldo Ferreira Gomes, conforme projeto elaborado no Rio de Janeiro. As linhas atuais trazem a influência do Arcaísmo medieval, divulgado pelo cinema, que era moda na metade do século XX, em todo o Brasil. Merece destaque o afresco pintado pelo casal Makk, teto e na parede de fundo do Alta-mor.
Escola de Música
Inaugurada em 2003, a Escola dispõe de uma moderna infra-estrutura com capacidade para aproximadamente 700 alunos, compõe a Banda de Música, o Coral Vozes de Sobral e a Orquestra Jovem de Sobral. A Escola oferece cursos de Violino, Viola, Contrabaixo Acústico, Violoncelo, Teclado, Contrabaixo Elétrico, Bateria, Percussão, Guitarra, Saxofone, Flauta Transversal, Clarinete, Trompete, Trombone, Flauta Doce, Violão Clássico, Violão Popular, Canto e Coral atendendo prioritariamente aos estudantes da Rede Pública de Ensino.
Museu do Eclipse
No dia 29 de maio de 1999, em comemoração pela passagem dos 80 anos da comprovação da Teoria da Relatividade, foi inaugurado o Museu do Eclipse Maestro José Wilson Brasil. Totalmente climatizado, ele tem um moderno observatório, filiado à Associação Mundial de Astronomia. Entre os equipamentos de ponta, destaca-se o telescópio mais potente e avançado das regiões norte e nordeste do Brasil. No museu, estão em exposição a luneta e as fotos originais utilizadas para comprovar a Teoria de Einstein.
Igreja do Rosário
A atual Igreja do Rosário foi construída em 1767 pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Sobral, em substituição ao nicho de taipa que havia em homenagem a Senhora do Rosário. Era comemorado no período da festa de N. Sra do Rosário, a coroação dos reis do Congo, nome dado aos festejos. A última vez que, em Sobral, se realizou esta festa foi em janeiro de 1889, após a abolição da escravatura, os negros continuaram a tradição do Reisado Africano por algum tempo.
Câmara Municipal
Edificada em meados do século XVIII, o andar térreo era ocupado pela cadeia e o andar superior pela Câmara de Vereadores.
A Primeira Sessão realizada na Câmara foi a 05 de julho de 1773, data em que a localidade de Caiçara foi elevada à categoria de vila com o nome de Vila Distinta e Real de Sobral.
Casa do Capitão Mor
Encontra-se no núcleo que deu origem à cidade de Sobral, uma das mais antigas casas da cidade que pertenceu ao Capitão Mor José de Xerez Furna Uchoa, provavelmente construída em 1772, embora esta não fosse sua residência principal, pois sua morada oficial era no Sitio Santa Ursula, na Meruoca, assim, servia-lhe apenas de apoio nas suas vindas para Sobral. José de Xerez foi vereador da primeira Câmara da Vila Distinta e Real de Sobral e Juiz de órfãos. Ao visitar a França, recebeu do Duque de Choiseul mudas de café que trouxe e plantou em seu sítio.
Palácio de Ciências e Línguas
Inaugurado como Grêmio Recreativo Sobralense, em 1926, o Palace foi palco de espetáculos sofisticados durante seu período de funcionamento. Esta obra se enquadra no ecletismo arquitetônico, estilo originado na França em meados do século XIX. Funcionou como Fórum de Justiça Dr. José Sabóya de Albuquerque até janeiro de 1997. Hoje, após ter sido restaurado pela Prefeitura Municipal de Sobral em 2000, constitui o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, onde funcionam cursos de Inglês, Espanhol e Informática atendendo, principalmente, aos alunos de escola pública.
Museu Madi
O Museu Madi Internacional de Sobral foi inaugurado no dia 05 de julho de 2005, nas comemorações dos 232 anos da cidade.
O artista plástico, Carmelo Arden Quin, foi quem coordenou o acervo das doações de mais de 70 membros do grupo Madi de vários países e continentes que compõe o primeiro museu Madi do Brasil, em Sobral. O movimento Madi, criado pelo próprio Arden Quin, teve início nos anos 40 no Uruguai com a publicação da revista Arturo.
Patronato Maria Imaculada
Construído em 1884 como residência de Sr. Fernandes Mendes, com "oitão enobrecido", estilo tipicamente local, que compões a Terceira Fase dos sobrados sobralenses, revestido de azulejos portugueses da época, já industrializados, com disposição em planta que abriga pátios com vista para a rua. Por ser a casa mais luxuosa de então, nela hospedou-se Conte D´Eu, em visita rápida à cidade. Foi alterado parcialmente para abrigar a capela do colégio, interrompendo o ritmo das portas e da platibanda.
UVA
A Universidade Estadual Vale do Acaraú foi fundada, às 15 horas do dia 19 de março de 1961, no auditório do Ginásio Sant'Ana, como Faculdade de Filosofia D. José, com os cursos de Letras Neolatinas e História. Hoje em dia, tem vários cursos e foi reconhecida pelo Ministério da Educação e da Cultura - MEC - como Instituição de Ensino Superior - IES - em 1994. Sua sede principal (campus da Betânia) funciona no prédio do antigo Seminário Diocesano. Conta também com o CCS - Centro de Ciências da Saúde - e mantém parceria com o CENTEC - Centro de Tecnologia.
Colégio Sant'Ana
Em 1934 , no dia 02 de fevereiro, dom josé tupinambá da frota, primeiro bispo de sobral , entregou aos cuidados, serviços e direção das irmãs filhas de sant´ana o prédio da residência episcopal para que neste viesse funcionar um colegio. O prêdio, hoje patrimônio histórico, abriga a instituição de ensino de maior tradição educacional-religiosa de toda a região norte do estado.O colégio sant´ana foi o berço educacional de várias gerações desta região.
© 2000-2009 Sobral.org - O primeiro provedor municipal gratuito do Brasil. Todos os direitos reservados
Web Designer - INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA - ICI